"O segredo da criatividade é saber como esconder as fontes." Gunnerzinha...

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

O incêndio (Livro)

O incêndio - como os aliados destruíram as cidades alemãs - 1940-1945 ( Der Brand) - tradução de Roberto Rodrigues.

O subtítulo da obra esclarece as razões do incêndio. O bombardeamento das cidades alemãs, durante a Segunda Guerra, pode ser vista como uma ação tão desumana quanto o lançamento das bombas atômicas sobre o Japão. Nas críticas feitas ao livro alguns resenhistas apontam para um certo revisionismo , quando afirmam que o autor tomou uma posição favorável à Alemanha (ou mesmo ao nazismo). Não é o que se percebe ao ler o livro. Os horrores do nazismo já são conhecidos faz tempo e, ainda hoje, as pessoas se sentem chocadas e envergonhadas pelo holocausto. No entanto, até agora muito pouco se falou sobre a destruição planejada e sistemàtica de milhares de cidades alemãs durante a guerra.Quase um millhâo de toneladas de bombas explosivas e incendiárias caíram sobre os civis alemães. A pesquisa realizada por Friedrich foi minuciosa e, ao mesmo tempo, abrangente, cobrindo desde o desenvolvimento dos artefatos destruidores até os relatos individuais registrados em diários dos cidadãos. A bibliografia, em alemão e inglês, é extensa e muito bem selecionada. O autor é um historiador de renome internacional. Apesar do livro tratar da destruição de um grande acervo cultural ( casas, igrejas, cidades medievais, museus, enfim, uma parte incalculável da riqueza material da civilização ocdental) e, principalmente, da morte de aproximadamente quinhentos mil civis quase desprotegidos, é um relato que deve ser lido e apreciado. O livro foi muito bem escrito e sua leitura provoca profundas emoções. O Incêndio é mais uma evidência dos horrores que os homens cometeram no século XX.

Amor: sentimento complicado

Quando senti a forte dor do adeus não pude conter as lágrimas de uma briga sem sentido, de um tchau forçado, de uma tristeza profunda, de um adeus injusto.Neste momento me veio no peito a dor de perde-lo, o medo.

05/11/08

Morte

Os meus restos mortais consumidos pelos vermes,
mais nada sou do que uma pequena lembrança.
Adormeci na escuridão perversa para ser dispertada na lembrança dos que um dia realmente me amaram.

*Minha lápide ^^

Autoria:Janna N. Araújo

7/DEZ/2006

Quando eu morrer, sei que pelo menos uma pessoa lamentara com sinceridade
pelo menos uma pessoa sentirá minha falta
pelo menos uma pessoa perdoará meus erros
pelo menos uma pessoa com todos os meu erros e defeitos terá realmente me amado
e pelo menos uma pessoa se lembrará de mim com alegria.
Ai então, quando meus restos mortais forem transformados em cinzas pelo menos uma pessoa sentirá que mesmo não estando ali nunca deixarei de existir.

10/set/2006

O mundo declarou sua independencia mas na verdade continuamos dependentes um dos outros, dependentes de um governo, de um pais, dependentes desse mundo.
Continuamos submissos e escravos de uma sociedade que controla tudo, como devemos agir, se vestir, falar, comer, o que se deve ler, assistir ou fazer.Continuamos presos, escravos desse mundo, dessa gente hipócrita que não está nem ai para o que você sente e cada dia se torna mais egoista.
E ai eu me pergunto:E a liberdade??
Encaro a realidade...

ELA NÃO EXISTE!!

Amor infinito

Do que adianta ter todo esse amor,

se ele não é correspondido??

Do que adianta derramar tantas lágrimas,

se isso não modifica nada??

E do que adianta você dizer para eu te esquecer,

se todo amor é infinito??

Perdão

O perdão é uma doação que você faz a alguém, que talvez nem mereça. Mas, no fundo, é uma doação que você faz a si mesmo, porque é você quem se liberta.

Se você ver que o céu desapareceu que sentido há em perguntar por onde andaram as estrelas?

Beijo


O beijo é um procedimento inteligente

desenvolvido para interupção mutua da fala,

quando as palavras tornam-se desnecessarias.